Circuito Gastronômico movimenta curso de Nutrição

O cheirinho de pratos deliciosos, minimamente decorados, chamavam a atenção de quem passava pela quadra poliesportiva da unidade II (rua Poços de Caldas, 57) na noite do dia 16 de novembro. Mas as receitas preparadas pelos alunos do 3º período curso técnico em Nutrição do Colégio CEST buscavam mesmo conquistar o paladar do time de jurados do 1º Circuito Gastronômico do curso de Nutrição. Segundo a professora de Gastronomia do curso de Nutrição que preparou o evento, juntamente com a coordenadora do curso Luana Silva Reis, foi proposto aos alunos que preparassem receitas com os ensinamentos transmitidos ao longo do curso. “Nosso objetivo era proporcionar aos formandos a oportunidade de compilar todo conhecimento adquirido no curso, tais como a temperatura, sabor, textura, entre outros. Esta é mais uma forma de colocar em prática as teorias e atividades que desenvolvemos nas disciplinas”, enfatiza a professora. Menu refinado Divididos em quatro grupos, os alunos prepararam para o cardápio do 1º Circuito Gastronômico do curso de Nutrição o Filé Mignon ao Molho Quatro Queijos com Purê de Batata Baroa, Medalhão de Frango com Damascos, Salmão com creamcheese decorado com Alho Poró, Gogumelo Shitake e mix de folhas verdes, e o Salmão flambado no Whisky acompanhado de arroz branco e salada de palmito e tomate seco. Para apreciar as delícias, os alunos tiveram como convidados a nutricionista do Restaurante Maria Fumaça, Elizângela Pereira de Souza, o professor Daniel Urils, a diretora administrativa do Colégio CEST, Sara Pessoa, e a coordenadora Luana Silva. Os jurados tiveram que avaliar o sabor, textura, decoração do prato e apresentação da receita pelo grupo. Pela opinião do júri, não apenas o aroma e beleza dos pratos estavam encantadores. “Estava tudo perfeito. Os alunos realmente estão preparados pelo mercado”, pontuou Elizangela Pereira. “Os pratos foram muito bem elaborados e estavam muito saborosos”, descreveu o professor Daniel. “Estavam dignos de cardápios de restaurantes renomados. Imaginava que estaria excelente, mas superou minhas expectativas”, disse Sara Pessoa. Resultado Ao anunciar o resultado do 1º Circuito Gastronômico do curso de Nutrição, a coordenadora do curso de Nutrição destacou a importância de realizar o evento como atividade de encerramento do 3º período. “Aqui não temos vencedores e perdedores. Nosso intuito é apenas avaliar a capacidade de criar pratos e receitas, desenvolver o trabalho em equipe e de colocar em prática o que estudamos no curso”, revelou Luana. Depois de comunicar as notas recebidas pelos grupos, os alunos foram presenteados com livros de receitas.