Técnico em Nutrição - 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Ipatinga

A Prefeitura Municipal de Ipatinga (PMI) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nacional Sustentável (Consea) convidaram as alunas do Curso Técnico em Nutrição (Pronatec/Matutino) do Colégio Cest, juntamente com o professor e coordenador Daniel Urils para participarem da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Ipatinga, cujo tema foi “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, realizada no auditório da PMI.

Viviane Cordeiro Martins, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Ipatinga fez a abertura do evento dando as boas vindas aos representantes da mesa e aos convidados, passando em seguida a palavra para o pronunciamento de José Francisco Garcia, representante do Conselheiro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais.

Estava presente também Carlos José de Vasconcelos Silva, diretor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social Regional de Timóteo/MG. Edilene Eufrásia Costa Roque, Secretária Municipal de Assistência Social foi outra representante da mesa, que discursou sobre a importância desse momento para o Município de Ipatinga/MG.

As alunas participaram de uma palestra sobre o tema da Conferência ministrada pela nutricionista Naiara Rochele que é professora universitária e referência técnica do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). Na sequência houve a leitura e votação do regimento interno e a discussão dos temas relevantes na área da segurança alimentar municipal.

No momento destinado a discussão do tema, as alunas puderam opinar em relação às estratégias a serem adotadas pelo Município de Ipatinga para garantir um acesso a alimentação saudável a todos. A visão das técnicas em nutrição do Cest é muito importante para construir uma ação consistente.

A nutricionista Naiara Rochele comentou sobre a participação das alunas do Colégio Cest nesse evento: “Acho que a participação dos estudantes do curso técnico de nutrição foi de extrema importância porque o profissional técnico em nutrição integra equipes multidisciplinares de nutrição em ações voltadas à alimentação humana a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital. Ele é o profissional que acompanha de perto famílias e comunidade na construção de uma identidade alimentar e na busca de alternativas para consumo de alimentos saudáveis, provenientes de agricultura sustentável, o que casa com os propósitos da Segurança Alimentar e Nutricional”, declarou Naiara Rochele.

Ao final, foi feito a escolha dos delegados para as etapas subsequentes.

Professor responsável: Daniel Urils