Nutrição - Visita Técnica Pitágoras

Visando melhorar a aprendizagem das alunas do curso Técnico em Nutrição do Colégio Cest (Pronatec/Noturno), o professor Daniel Urils conduziu uma visita técnica a Faculdade Pitágoras de Ipatinga. Os laboratórios de Técnica Dietética e Hematologia além da Clínica Escola foram os locais visitados para que as alunas acompanhassem como são conduzidas as aulas e pesquisas nessa instituição.

No laboratório de Técnica Dietética, as alunas do Colégio Cest participaram de uma aula prática ministrada pela nutricionista e professora Kátia Mafra. Foi produzido um suco nutritivo, feito através de laranja, cenoura e couve. Ao final da aula, as alunas saborearam e obtiveram os benefícios do suco por elas produzido.

Na Clínica Escola as técnicas do Colégio Cest juntamente com o professor Daniel Urils foram recebidos pela nutricionista e professora Andrea Renata. Foi demonstrado como são realizados os atendimentos ao público que procura o atendimento nutricional. Na sala de Avaliação Nutricional as estudantes do Cest conheceram os equipamentos utilizados no atendimento, bem como o programa de cálculo de dietas que é realizado pelos profissionais do curso superior.

O exame de Bioimpedância é o exame mais preciso para avaliação da composição corporal de acordo com o Consenso Latino Americano de Obesidade e foi estudado em sala durante as aulas de Avaliação Nutricional ministradas pelo professor Daniel Urils e verificado na prática na Faculdade Pitágoras. As alunas tiveram a oportunidade de realizar o exame durante a visita.

Finalizando esse momento de troca de experiências, as alunas do Colégio Cest foram convidadas a participar de uma aula ministrada pela nutricionista e professora Gheisa Patrizzi no laboratório de hematologia. No microscópio as técnicas viram microrganismos relevantes na área da nutrição e dietética. Além disso, foram mostradas várias formas evolutivas de protozoários veiculados por alimentos, bactérias e fungos de mãos, antibiograma e análise de água de bebedouro pela técnica de profundidade.

Professor responsável: Daniel Urils