EDIFICAÇÕES APRESENTAM TENDÊNCIAS E ESTUDOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

O curso Técnico em Edificações está em momento de realização e finalização com as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso, na modalidade de artigo técnico-científico. Serão 21 trabalhos das turmas de 3º Edificações Matutino, Vespertino e Noturno ao todo que apresentará tendências para a construção civil

Segundo o professor de TCC e coordenador do Curso Marllon Frank Teixeira, "o momento é de finalização com honras e méritos aos alunos que desenvolveram trabalhos científicos sobre diversas áreas e importantes temas como um estudo de viabilidade para a Recuperação ou reconstrução da ponte que liga Coronel Fabriciano à Timóteo.

Outros temas como: Impactos Causados pela Duplicação da BR 381 no Vale do Aço, Recalque em estruturas, estudos da irregularidade à recuperação de estruturas de concreto armado, Bioengenharia na estabilização de taludes e Confecção de Blocos de Concreto com Utilização de Entulhos da Construção Civil para Fins de Vedação, mereceram diversos destaques da equipe avaliadora dos projetos, finaliza o coordenador Marllon Frank Teixeira.

Segundo o professor orientador e coordenador Adriano Rodrigues, " os trabalhos desse semestre demonstraram uma versatilidade e uma gama de assuntos inovadores, que demonstram uma preocupação dos alunos em evidenciar aspectos relacionados a sustentabilidade, à novas técnicas e deram destaque à qualidade de vida das pessoas, como é o caso do trabalho orientado sobre mobília multifuncional em imóveis de metragem reduzida".

1 - Vantagens e Desvantagens da Utilização do Sistema Ligh Stell Framing na Construção.

2 - Utilização dos Nanotubos de Carbono nas Obras de Concreto Armado.

3 - Estudo de Caso: substituição de viga de concreto por viga metálica.

4 - Estudo de Caso: patologia em pontes de concreto armado

5 - Utilização de Mobília Multifuncional em Móveis de Metragem Reduzida.

6 - Corrosão em Estrutura de Concreto Armado.

7 - Planejamento de Obras na Construção Civil.

8 - Utilização e Técnicas Construtivas em Drywall.

9 - Reutilização Residual da Classe A.

10 - Influência dos Fatores Geotécnicos na Escolha do Tipo de Fundação a Ser Utilizada.

11 - Da Irregularidade á Recuperação: corrosão da armadura do concreto.

12 - Impactos Causados pela Duplicação da BR 381 no Vale do Aço.

13 - Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltáica.

14 - Patologias no Revestimento Cerâmico.

15 - Bioengenharia na Estabilização de Taludes.

16 - Recalque em Fundações.

17 - Confecção de Blocos de Concreto com Utilização de Entulhos da Construção Civil para Fins de Vedação.

18 - Estudo Comparativo Entre Concreto Armado e Concreto Protendido.

19 - Aplicação do Concreto PVC em Casas Populares.

20 - Reaproveitamento de Materiais na Construção de Casas Ecológicas.

21 - Viabilidade do Uso de Agregados Reciclados da Construção Civil para o Concreto.