Nenhum outro registro encontrado!
Email enviado com sucesso!
Falha ao enviar o email!
logotipo Cest

Notícias

Voltar

Técnico de Nutrição...

O mundo convive com um paradoxo na área alimentar. Ao mesmo tempo em que a desnutrição atinge uma em cada sete pessoas, conforme dados da Organização das Nações Unidas, a obesidade é um fator de risco cada vez mais grave e presente, que permeia todas as camadas sociais. É uma realidade que desafia os profissionais da saúde e evidencia a importância deles na busca de soluções que possam sanar ambos os problemas, afastando tanto o fantasma da desnutrição quanto o da obesidade.

Nesse contexto, ganha relevância a atividade do técnico em nutrição e dietética, profissional que integra equipes multidisciplinares de nutrição em ações voltadas à alimentação humana a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital.

No dia 27 de junho, comemora-se o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. A data é uma referência à primeira definição sobre a categoria surgida no Brasil, no ano de 1961. Ele atua no controle e planejamento dos alimentos nas áreas hospitalar, industrial e comercial, sempre sob a supervisão de um nutricionista. Entre as atividades desempenhadas destacam-se o transporte, estocagem, seleção e preparo de alimentos, procurando o seu aproveitamento integral, a segurança alimentar e a melhor distribuição.

O Brasil conta hoje com mais de cinco mil técnicos inscritos no sistema do Conselho Federal e dos Conselhos Estaduais de Nutricionistas. Como determina a Resolução CFN nº 312/2003, o exercício da profissão de técnico em nutrição e dietética, classificado como profissional da área da saúde, é permitido exclusivamente aos inscritos nos conselhos regionais, cabendo a estes órgãos exercerem a orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional.

Em Santa Catarina, o Conselho Regional de Nutricionistas vem trabalhando constantemente para que as determinações legais para o exercício da profissão sejam cumpridas, tanto pelos órgãos públicos quanto pelas instituições privadas. Ao mesmo tempo, tem atuado junto a eles para garantir os direitos da população à educação alimentar e a uma alimentação adequada.

A meta é consolidar, irreversivelmente, o respeito às prerrogativas dos técnicos em nutrição e dietética e o cumprimento pelas instituições estatais e empresariais dos programas, ações e políticas que visam a assegurar à população uma alimentação saudável enquadrada nos padrões de sustentabilidade exigidos pelas condições do planeta.

AGENDA DE EVENTOS

Confira a programação do seu curso.

veja mais
CEST Notícias - Junho 2015

CEST NOTÍCIAS

A publicação bimestral do Colégio CEST traz notícias e informações institucionais atualizadas sobre a Instituição de Ensino.

Veja Outros

INFORMACOES UTEIS

Confira algumas informações que podem facilitar sua vida acadêmica.

Fique por dentro